Saiba como identificar seu amor

Engana-se quem diz haver somente um tipo de amor.
Os amores são vários e em diversos estágios e intensidades.
Escolha o seu:
– Amor passional ou arrebatador
São os que ardem a alma e querem tanto estar perto que se deixa perder tantas outras coisas boas pela cegueira do relacionamento.
São extremamente ciumentos e cobram muito um do outro, postura e atitudes.
Não costumam durar porque são muito intensos e sufocam demais o relacionamento. Com o tempo, amores assim acabam em tragédias ou longas tristezas.
– Amor controlador
Este é fácil, geralmente um do casal toma o poder e se concede uma coroa de chefe de família. Ele é quem toma todas as decisões e dá a última palavra, boas ou ruins enquanto a outra pessoa fica cada vez mais submissa. O Controlador consegue mostrar que as decisões que toma são sempre as melhores, mesmo que levem o casal ou casamento para o buraco. De vez em quando ele até dá uma pequena brecha para a outra pessoa esboçar sua vontade, para não parecer tão tirano, mas no fundo, ele fará o que quer e não admite não. Muito cuidado com quem quer tomar decisões por você, veja se é este seu perfil e se você será feliz com alguém assim, se a resposta for não, lute todos os dias por seu lugar ao sol.
– Amor incondicional
Este definitivamente é o pior. E se engana acha que é possível amar assim.
No amor não existe nada de incondicional, o amor por si impõe condições bem claras ou bem especificadas pelo casal. Incondicional quer dizer poder fazer o que quiser quando quiser sem arrependimento ou penalidades, enfim, pode tudo sem ter que dar explicações.
– Amor egoísta
Este amor é aquele em que se cobra muito mais do que se oferece, a pessoa exige ser amada e
se ama mais do que ao parceiro. O egoísta sente que nada é suficiente e sempre exige cada vez mais e mais, ele tira do outro tudo o que pode e ainda acha que é pouco, que o outro não ama o suficiente para dar ainda mais por ele e seu mundinho. Fuja de pessoas assim, elas nunca melhoram e você viverá em eterna tristeza sempre em milésimo lugar, pois o egoísta e seu mundinho vira sempre na frente.
– Amor de conquista
Este é fácil de identificar, a pessoa conquistadora trabalhara incansavelmente para ter a certeza de ter o amor do outro e quando consegue, rapidamente se cansa e busca outros amores, mas sempre querendo manter as outras ou novas conquistas. É como uma posse, um troféu. O conquistador consegue ver as fraquezas e as brechas deixadas e tentará de tudo para ter o que quer, se faz de coitado, de forte, de compreensivo, de amigo, de tudo, até ter. Depois que consegue fica cansado e se sente desvalorizado partindo assim para a próxima.
– Amor sofredor ou abnegado
Quem ama assim nasceu para mártir, geralmente estas pessoas escolhem pessoas problemáticas, pessoas que o bom senso manda passar longe.
Mesmo assim, a pessoa fica, sofrendo, sendo humilhado, sendo colocado de lado e ao menor sinal de afago do opressor ela volta a se sentir amada novamente e até tem fé de que tudo vai mudar. Quem ama assim, ao meu ver deve procurar um psiquiatra e descobrir o porque desta doença
– Amor sem opção de baixa autoestima
Acontece muito com pessoas com baixa autoestima, na maioria com mulheres infelizmente, a pessoa se vê tão miserável e feia que acha que nunca será amada e morrerá sozinha. Aí entram os canalhas que sabem identificar estas vítimas, e, como verdadeiros parasitas atacam, dando migalhas e tirando tudo o que pode.
Por mais humilhante que possa ser, a pessoa humilhada jamais irá embora sem ajuda.
Mas, os canalhas sabem que pessoas assim tem poucos amigos e tratam de tirar do caminho os que sobram, deixando assim a vítima mais isolada e dependente do amor que é dado.
– Amor racional
Este ao meu ver é o melhor tipo, pois é para o dia a dia e todo o sempre. Você conhece as falhas do outro, o outro sabe das suas, e não existe falta de respeito como gritos e palavrões.
O amor racional tem uma pitada de tudo, claro que faz falta um pouco de paixão exagerada, mas nada que o dia a dia não compense. É como casar com um grande amigo que transa bem com você, ajuda a cuidar dos filhos e pensa em progredir junto. Sempre estará ao seu lado nas horas boas e ruins, não é exigente porque entende o esforço do outro. Não sofre porque não faz chorar. Não é abusivo ou egoísta, pois se dá na mesma medida que recebe. Não onera, pois trabalha para construir. Riem sempre, pois amor com humor sempre casam bem.
Claro que existem mais tipos de amores, mas, estes são  os que mais aparecem.
Identifique seu amor e se for um tipo ruim, tente arrumar ou sair a procura de algo que seja merecedor.
Bjs Cris Fontoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *